• Clarissa Ferreira

Uluwatu: o melhor por do sol de Bali


Desculpem os apressados, mas tempo é fundamental! Sem ele viajar é apenas se deslocar de um ponto turístico ao outro numa corrida contra o relógio que não deveria existir fora da rotina do escritório. Vou além: acredito que grana apertada faz menos estrago em uma experiência na estrada do que tempo apertado.

Digo isso porque quando sentei para escrever esse post – que seria curtinho apenas para dar a dica de um bar que sou fã – eu lembrei de todas as pessoas apressadas que eu vi chegando e saindo de lá sem dar ao lugar o tempo que ele merecia.

(Leia mais: "Lugares na Ásia para aplaudir o por do sol")

O bar em questão fica em Uluwatu, praia ao sul de Bali, na Indonésia. Single Fin é apenas um dos muitos bares que descem a gigantesca encosta rumo ao mar tomado por surfistas, mas é o mais alto de todos e o que tem a vista mais espetacular das ondas e do por do sol.

Sob o alívio da sombra de um guarda sol e ao som de um bom rock ou reggae, tomei muitas Bintans geladas enquanto admirava a paisagem e jogava conversa fora com velhos ou novos amigos. Mas também não podia evitar de reparar no entra e sai de alguns turistas apressados que chegavam, tiravam uma meia dúzia de fotos e selfies e seguiam apressados rumo a algum outro destino reservado para o dia. “Como encontrar um lugar desse e não se deixar seduzir pelo clima preguiçoso e simplesmente ir ficando, ficaaando…?” – eu me perguntava antes de pedir a terceira saideira.

(Vai viajar a Bali? Baixe nosso Guia de Ubud)

Acontece que fora a turma esperta que de fato se hospeda em Uluwatu, quem chega ali muito provavelmente está apenas de passagem e contando os minutos para ver o por do sol no famoso Uluwatu Temple, de onde retornam às praias mais badaladas como Seminyak ou (argh!) Kuta. E aqueles que já estiveram em Bali com os dias contados para passear pela ilha sabem bem como é tentar ver tudo o que o lugar oferece. Digamos que as longas distâncias e o trânsito muitas vezes caótico não fazem uma combinação ideal para um dia cheio de deslocamentos.

O Single Fin, logo, se torna mais do que um simples bar na beira da praia. Ele proporciona um oásis nessa correria que jamais deveria ser um roteiro de viagem. Então, uma vez por lá, coloque seus pés descalços pra cima, peça uma Bintan e um fried rice, esqueça o relógio e lembre-se de todas as vezes em que no trabalho você sonhou com um momento exatamente como esse.

********

Conhece outro barzinho perfeito pra perder a noção da hora? Conta pra gente! Fazemos questão de ir lá conferir…… ;)

(Assista também: Episódio "Viagem a Sumatra")

#uluwatu #indonesia #vemtambém #dica #bali

© 2013 by A Culpa é do Fuso Proudly created with Wix.com