• Clarissa Ferreira

As 10 construções mais incríveis de Singapura


Singapura é uma cidade-estado que, ao longo das últimas décadas, se tornou o centro financeiro do sudeste asiático e um dos países mais ricos do mundo. A ilha respira ares cosmopolitas e em suas ruas antigos prédios coloniais disputam espaço com arranha-céus, uma mistura interessante que faz do país um paraíso para os amantes de arquitetura. Fizemos uma lista das construções mais incríveis dessa pequena ilha asiática para você incluir na sua próxima viagem à Ásia:

(FOTO: Clarissa Ferreira)

1) MARINA BAY SANDS

De todas construções que desenham o horizonte futurista da ilha, Marina Bay Sands é, sem dúvida, a mais icônica. O complexo hoteleiro que mudou completamente o visual do centro financeiro de Singapura inclui nada menos que um mega-cassino, um shopping, um museu de arte moderna, um teatro e as três torres que abrigam a mundialmente famosa piscina "infinita" do hotel. Quem quiser mergulhar nessas águas deve estar preparado para desembolsar uma grana...

(FOTO: site oficial)

(Assista: "Ano Novo Chinês em Singapura")

2) ESPLANADE

A mesma baía que abriga o hotel mais famoso da Ásia também ostenta o exótico Esplanade, anfiteatro e sala de concertos. Seu formato foi inspirado na durian, a infame e fedorenta fruta nacional que desperta amor e ódio entre locais e estrangeiros.

(FOTO: site oficial)

3) THE INTERLACE

Trinta e um prédios idênticos de 6 andares cada se sobrepõem de forma interligada para compor o incrível The Interlace, que não à toa ganhou o título de "prédio do ano" no World Architecture Festival 2015. Além de otimizar a passagem de luz e ar, uma grande vantagem em um país quente e úmido como Singapura, a construção diferenciada também amplia consideravelmente o espaço para os jardins do condomínio.

(FOTO: site oficial)

(Assista: "Festival Thaipusam em Singapura")

4) HOTEL PARK ROYAL

Do coração do centro financeiro de Singapura brota o luxuoso hotel Park Royal coberto por um jardim exuberante que faz o prédio se destacar da selva de pedra que o cerca. Seu premiadíssimo design sustentável segue o conceito "hotel-in-a-garden" e apresenta um complexo projeto de captação de energia solar e de água da chuva.

(FOTO: site oficial)

5) PINNACLE

Singapura é famosa por seu modelo de sucesso de habitação financiada pelo governo à população. Apesar da grande maioria dos conjuntos habitacionais, conhecidos no país como HDB (Housing and Developing Board), serem bastante semelhantes entre si, alguns se destacam. É o caso do Pinnacle, condomínio cuja construção, em 2009, gerou polêmica no país por conta do alto custo dos imóveis. Seu design diferenciado, vencedor de um concurso com mais de 200 inscritos, apresenta 7 prédios de 50 andares interligados por uma cobertura de onde se tem uma das vistas mais incríveis da cidade. É considerado o condomínio habitacional mais alto do mundo.

(FOTO: site oficial)

6) THE GATEWAY TOWERS

Dependendo do seu ângulo de visão, estes dois arranha-céus construídos no começo da década de 90 podem passar despercebidos em meio a tantos outros prédios da região. No entanto, as torres Gateway ganham uma falsa aparência bi-dimensional bizarra quando vistas de outra direção.

(FOTO: site oficial)

7) SCHOOL OF ART, DESIGN AND MEDIA

O moderno e premiado prédio da Escola de Artes, Design e Mídia está localizado no campus da Nanyang Technological University of Singapore. Seu design visa integrar a construção com o ambiente verde a seu redor através dos gramados que cobrem toda a Escola. Seu projeto arquitetônico sustentável inclui ideias inovadoras como sistema de irrigação ativado pelo clima visando economia de água e luz.

(FOTO: site oficial)

8) HENDERSON WAVES BRIDGE

Construída em 2008, Henderson Waves Bridge é a passarela de pedestres mais alta de Singapura passando 36m acima de uma movimentada avenida e conectando dois grandes parques da cidade. Seus 274m de extensão que sugerem o formato de ondas são tomados por famílias, corredores e amantes da natureza e ficam ainda mais impressionantes quando a noite cai e a iluminação noturna toma conta.

(FOTO: site oficial)

9) GARDENS BY THE BAY

Em 2006, foi lançada uma competição mundial com mais de 70 propostas para escolher o projeto de design que daria vida a ideia de uma integrada e sustentável cidade-jardim. O projeto vencedor saiu do papel e em 2012 foi inaugurado o Gardens by the Bay em uma extensa área aterrada na boca do rio Singapura. O jardim futurista conta com "super-árvores" com uma altura de até 16 andares e duas mega estufas que simulam diferentes climas. O ambiente fica ainda mais impressionante com uma iluminação noturna que é um show à parte. Como é de se esperar, todo o projeto é recheado de ideias inovadoras e sustentáveis que envolvem reaproveitamento de água, economia de energia e proteção de ecossistemas.

(FOTO: site oficial)

10) REFLECTIONS @KEPPEL BAY

Reflections é um condomínio residencial que, com suas elegantes curvas e formas, já se tornou um dos ícones da orla singapuriana. No topo de suas seis altas torres foram construídos jardins que oferecem vista livre para o mar e para a famosa ilha de Sentosa.

(FOTO: site oficial)

#singapura #arquitetura

© 2013 by A Culpa é do Fuso Proudly created with Wix.com