top of page
  • Writer's pictureClarissa Ferreira

Dicas para gravar melhores vídeos de viagem


Desde de que comecei a editar vídeos de outros viajantes, venho reparando que muitos deles cometem os mesmos erros na hora de gravar na estrada. São pequenas falhas que poderiam ser facilmente evitadas e melhorariam consideravelmente o resultado final de seus vídeos.

Não importa se você grava com uma DSLR, GoPro ou com um smartphone, as dicas a seguir vão te ajudar a dar aos seus vídeos ares bem menos amadores e a voltar pra casa com uma lembrança ainda mais especial das suas viagens.

(Quer editar o vídeo da sua viagem? A gente te ajuda! Confira nossos serviços)

1) Tenha o mesmo cuidado com o seu vídeo que você tem com as suas fotografias, ou seja, esteja atento ao enquadramento e à luz. Tire de quadro tudo aquilo que esteja atrapalhando a sua imagem (mude o ângulo ou espere aquela pessoa indesejada sair do caminho). Seguir a regra dos terços também gera imagens mais bonitas e impactantes.

2) Evite tremer a sua câmera o máximo que conseguir. Acessórios leves e baratos como monopods ou até mesmo o infame "pau de selfie" ajudam a estabilizar suas imagens e são um bom investimento.

3) Quando for gravar um panorama de uma paisagem, monumento, evento, etc, lembre-se de fazer movimentos lentos com a sua câmera. Caso contrário, seu vídeo sairá tremido e as imagens serão pouco mais do que borrões sem charme algum.

4) Ao gravar uma pessoa, lembre-se de colocá-la perto de uma fonte de luz, como uma janela, por exemplo. Se estiver ao ar livre, nunca posicione seu objeto de costas para o sol (a não ser que queira registrar apenas sua silhueta). Caso o sol esteja a pino, grave sob a sombra de uma árvore.

5) Falando em sol, aí vai uma das dicas mais importantes! Esteja atento à posição do sol quando for escolher o horário para gravar seus vídeos. As primeiras e últimas horas de sol do dia proporcionam a luz mais bonita tanto para fotografia quando para vídeos. É a chamada golden hour. O sol de meio-dia emite uma luz muito "dura" que não favorece nem um pouco suas imagens. Nessa hora, aproveite para fazer imagens em ambientes fechados e reserve os horários melhores para sair pra rua!

6) Essa última dica é importantíssima para quem grava usando o smartphone! A tela da nossa TV é widescreen, certo? Do nosso computador, idem. A tela do cinema? Widescreen! Então, quando forem fazer vídeos com o celular, lembrem-se de usá-lo deitado e não em pé para garantir o mesmo formato widescreen para suas imagens. Para quem quer dar um ar menos amador aos seus vídeos de viagem, esse já é um bom começo!

(Vai viajar? Que tal uma consultoria completa e personalizada de como gravar melhores vídeos? Confira nossos serviços e preços.)

bottom of page