top of page
  • Writer's pictureClarissa Ferreira

Bebendo como os locais: as cervejas que vão te refrescar na Ásia


Para um casal carioca cervejeiro de carteirinha e que ama um pé sujo, se ver morando em um país onde a gelada no fim do dia pode causar estragos no seu bolso é no mínimo... irônico!

Singapura é um país que não economiza nos impostos sobre bebidas alcóolicas e com isso garante o primeiro lugar no ranking das cervejas mais caras da Ásia. Uma garrafa de TIGER BEER, a cerveja nacional, sai por 8 dólares singapurianos (aprox. R$ 18,50) nos botecos de Chinatown, mas espere pagar mais de 10 dólares (aprox. R$ 23,00) por uma long neck nos bares descolados.

É por essas e outras que sempre que caímos na estrada ao redor da Ásia não perdemos a chance de sentar em um bom pé sujo: banquinho na calçada, brisa noturna e uma cerveja local na mão. Em alguns lugares, sai por menos de 2 dólares…

AS CERVEJAS QUE VÃO REFRESCAR SUAS VIAGENS

Com mais de três anos de degustação, digo, de viagens, é com propriedade que lanço mão do #TopDoTop cervejas asiáticas industriais que amamos: além de baratas, elas são uma delícia e, na maioria das vezes, servidas geladas!

BEER LAO, LAOS

Seja nos cafés da tranquila Vientiane, nos bares da animadíssima Vang Vieng ou acompanhando o inesquecível por do sol de Luang Prabang, a BEER LAO refresca viajantes do mundo todo que visitam o Laos. Fundada em 1971 como joint venture entre empresas francesas e do Laos, a cervejaria foi nacionalizada em 75 com a chegada do regime comunista. Histórias a parte, a BEER LAO surpreende pela qualidade e se destaca de outras cervejas comerciais do sudeste asiático. Fora o precinho que é ó… super camarada!

(Vai viajar pro Laos? Baixe aqui "Luang Prabang - Guia completo")

SINGHA & CHANG BEER, TAILÂNDIA

Foram tantas tardes embaladas por elas, geladas como devem ser, nas areias brancas e escaldantes de praias paradisíacas, que seria uma traição escolher apenas uma entre as duas famosas cervejas tailandesas. Fundada em 1934, a SINGHA fez história como a primeira cervejaria nacional da Tailândia e até hoje é produzida apenas localmente. Já a CHANG, fundada em 1995, sai a um preço um pouco mais baixo do que o de sua rival e rapidamente se tornou a mais vendida no país.

Não importa se você prefere SINGHA - mais forte e amarga - ou CHANG - mais leve - ambas são melhores do que as nossas cervejas industriais…

(Leia também: "Como dormir em Maya Bay")

HANOI BEER, VIETNÃ

As cervejas não são lá muito memoráveis no Vietnã como em outros lugares do sudeste asiático. Mas observar o louco vai e vem das motos na rua em cadeirinhas plásticas minúsculas na calçada de uma birosca local deixa qualquer cerveja mediana com gostinho especial. HANOI BEER é a nossa escolhida, mas a BIA SAIGON e a 333 também são ótimas companhias nas noites de Ho Chi Minh City e Hanoi.

SAN MIGUEL, FILIPINAS

Fundada 1890, a SAN MIGUEL foi a primeira cervejaria do sudeste asiático e hoje é um dos maiores conglomerados empresariais das Filipinas. As cervejas desse gigante da Ásia podem ser facilmente encontradas nos mais variados destinos de viagem em versões para todos os gostos e bolsos: da péssima light beer à versão premium mais cara e de melhor qualidade.

EVEREST & GORKHA BEER, NEPAL

Impossível escolher uma só! Foram tantas noites aos pés de fogueiras e lareiras improvisadas nos charmosíssimos bares de Pokhara e nos botecos de Thamel, em Kathmandu, que cada gole de cerveja local era apaixonante. De qualidade surpreendentemente boa, tanto a EVEREST quanto a GORKHA saem por um preço bem em conta como tudo no Nepal…

(Assista também: "Viagem a Pokhara, Nepal")

BINTANG, INDONÉSIA

Existe o risco de você tomar uma garrafa de BINTANG superfaturada nos bares mais descolados e concorridos de Bali, afinal por do sol no mar e gente jovem reunida em clima de paquera têm seu preço! Em Sumatra ou Java, ilhas mais tradicionais do arquipélago, não espere encontrar cerveja em abundância como em Bali, mas o preço por lá é proporcional à qualidade da bebida: baratex.

ASAHI, SAPPORO & KIRIN ICHIBAN, JAPÃO

Nos estreitíssimos izakayas inundados pela fumaça dos yakitoris descobri que o Japão produz excelentes cervejas tanto industriais quanto artesanais. Dá pra escolher qualquer uma do cardápio que não tem pedido ruim. Ou seja, no Japão, depois de cansar do saquê, mande ver nas cervejas locais e... kanpai!

E você? Já escolheu sua cerveja preferida na Ásia? Conta pra gente!

Texto original publicado no HuffPost Brasil. Para ler mais textos nossos publicados no portal, acesse.

bottom of page