top of page
  • Writer's pictureClarissa Ferreira

Kopi: um guia para o café tradicional de Singapura


Apesar da herança colonial britânica e de toda a influência chinesa, a bebida nacional de Singapura não é o chá, mas o café, ou kopi como é chamado localmente. Muito se engana, porém, quem acha que se trata do mesmo cafezinho com o qual estamos acostumados no Brasil. O kopi é autêntico em todos os sentidos, desde o preparo até as muitas maneiras diferentes de ser servido. Quem já entrou desavisado em um kopitiam singapuriano certamente se enrolou na hora de fazer o pedido e saiu de lá com algo diferente do que tinha em mente. Então, acredite quando eu digo que é preciso fazer antes a lição de casa caso esteja planejando experimentar um tradicional kopi na ilha. Mas estamos aqui para ajudar, sempre!

Aí vai o um pequeno guia para o café de Singapura, feito por alguém que não vive sem a sua dose diária de cafeína...

AFINAL, O QUE É O 'KOPI'

O kopi tradicional é forte e encorpado, feito a partir de grãos torrados com açúcar e margarina moídos no próprio local e depois passados em coadores de pano, como as nossas avós no Brasil faziam lá nos antigamente. O café sai bastante concentrado, pois na hora de servir ele ainda será misturado a algum tipo de leite, leite condensado ou apenas água quente mesmo, dependendo do seu pedido. E por falar em pedido...

COMO PEDIR SEU 'KOPI'

Para evitar surpresas na hora de experimentar seu café local, procure na lista abaixo qual a opção que mais te agrada antes de encarar uma tiazinha possivelmente mal humorada em um kopitiam lotado.

KOPI - Não se engane, o café na sua versão padrão é servido com leite condensado, ou seja, é doce pra caramba. Se você gosta de café preto, como eu, continue lendo para aprender!

KOPI C - Misturado com com leite evaporado e açúcar. Essa versão é um pouco menos doce do que o Kopi tradicional e lembra a nossa famosa "média" no Brasil.

KOPI C KOSONG - É a versão do kopi c sem adição de açúcar.

KOPI O - O café concentrado é misturado com um pouco de água quente para diluir e servido com um pouco de açúcar.

KOPI O KOSONG - Café concentrado misturado com um pouco de água quente, mas sem adição de açúcar. Esse é o meu preferido e levei um tempo para descobrir como pedir…

Essas são apenas algumas variações, lembrando que para pedir seu café com gelo é preciso acrescentar PENG (kopi peng, kopi o peng e por aí vai). Se quiser pra viagem, peça TAPAU e receba seu kopi numa simpática (porém nada ecológica) sacola plástica.

ONDE TOMAR 'KOPI'

Kopitiam é o nome das cafeterias espalhadas por toda a ilha, seja na ruas, nos shoppings ou nas praças de alimentação, onde é possível degustar o kopi acompanhado de lanches igualmente tradicionais como ovo mole e kaya toast (torradinhas de pão branco com geléia de coco e margarina). Os kopitiams não são difíceis de achar, mas as redes Killiney Koptiam e Ya Kun Kaya Toast estão entre as mais populares. Uma opção ainda mais autêntica é o Nanyang Old Coffee, em Chinatown.

Pronto, fazer o pedido agora ficou fácil! Difícil vai ser não se viciar nas doses cavalares de cafeína que essas xícaras coloridas reservam pra você…

bottom of page