• Clarissa Ferreira

Golden Gai, o melhor bairro boêmio de Tokyo


Entre as ruas do agitado e moderno bairro de Shinjuku se esconde um reduto de prédios baixos e becos estreitos que formam uma das mais autênticas e interessantes regiões boêmias da Ásia: o apaixonante Golden Gai – guarde esse nome!

Uma vez ponto de prostituição “lá nos antigamente”, hoje o lugar reúne em torno de 60 bares minúsculos, um ao lado e em cima do outro, separados por uma fina parede de concreto e nada mais. Não fosse o Japão um país de baixíssima taxa de criminalidade, as estreitíssimas e escuras ruelas botariam um turista desavisado pra correr.

(Leia também: "Memory Lane, o beco mais charmoso de Tokyo")

Porém, fear not, child! Não há muitas pessoas andando por lá, mas basta espiar através de uma porta colorida entreaberta ou alguma janela translúcida para constatar que do lado de dentro se escondem ambientes para todos os gostos e clientes suficientes para encher cada um deles. Não que isso seja tarefa difícil, alguns bares não suportam mais do que cinco ou seis pessoas sentadas no balcão ou, em alguns casos, duas ou três mesas espremidas ao fundo.

Mas a ideia aqui não é chegar pra ficar. Pense em tomar um drink ou dois e partir pro próximo já que a vibe e a clientela variam bastante entre os bares. Alguns têm aparência mais sóbrea e tradicional, outros se jogam no kitsch ou no hippie, mas seja qual for a sua preferência de estilo, saquê e bons drinks estão sempre garantidos, assim como um papo com o barman ou com o camarada do seu lado.

Golden Gai é um reduto de locais e não é voltado a turistas – ponto super positivo pra tornar o lugar ainda mais interessante, mas que pode deixar alguns estrangeiros um pouco constrangidos em entrar em estabelecimentos tão intimistas. A dica boa é se ligar nas placas em inglês na porta de alguns dos bares, sinal de que ali você é mais do que bem-vindo e livre para pedir seu saquê em inglês ou japonês improvisado.

Encerramos todos – eu disse todos – os nossos dias em Tokyo em Golden Gai, inclusive a noite em que um tufão se preparava para chegar na cidade. Tempo suficiente para escolher nossos bares preferidos, o saquê mais gostoso e o barman mais simpático. Não vou dizer quais foram pra não estragar essa que deve ser a missão mais divertida da sua passagem por Tokyo!

(E falando em JAPÃO, já assistiu ao mais recente EPISÓDIO do "A Culpa" em Tokyo?

Corre pra ver, curtir, compartilhar!)

#vemtambém #goldengai #tokyo #japão #asia #Shinjuku

© 2013 by A Culpa é do Fuso Proudly created with Wix.com