top of page
  • Writer's pictureClarissa Ferreira

Lugares incríveis na Ásia para aplaudir o pôr do sol


Vai ver é o sangue carioca que me faz ter vontade de aplaudir todo belo por do sol que vejo ao redor do mundo. O astro-rei desce, a luz vai ficando mais bonita, o vento fresco começa a bater e é hora de sair correndo em busca do lugar perfeito para ver o dia terminar.

Em mais de dois anos viajando pela Ásia, foram muitos crepúsculos memoráveis que eu só não aplaudi como fazemos no Arpoador por medo de parecer maluca. Por aqui, desfile de poses e caretas para o selfie ao por do sol é super normal, mas aplaudir... aí já é coisa de doido!

Caso você, assim como eu, ame olhar fixamente o horizonte alaranjado à espera do último facho de luz, eis cinco lugares especiais pra você colocar no seu roteiro das próximas férias na Ásia:

- SHWESANDAW PAGODA, BAGAN (MYANMAR)

Bagan é incrivelmente lindo em qualquer horário, mas sob a luz fraca e as sombras do cair da tarde o lugar ganha ares quase mágicos. A Shwesandaw Pagoda, estupa budista do século XI, é bastante procurada pelos turistas para apreciar o por do sol devido a sua altura e localização privilegiada. A lotação no alto do monumento não compromete a experiência, pois na hora em que o sol começar a baixar e os milhares de templos ao redor mudarem de cor, você nem vai lembrar onde está...

(FOTO: Clarissa Ferreira / Bagan, Myanmar)

(Mais dicas de viagem e inspiração: "Bagan")

- PRAIA DE ULUWATU, BALI (INDONÉSIA)

Um estreito caminho desce a enorme encosta rumo ao mar tomado por surfistas que chegam a Uluwatu em busca das lendárias ondas que fizeram a fama dessa praia ao sul de Bali. Se essa não for a sua tribo, nem se preocupe em descer até a água, pois o espetáculo pode ser bem apreciado lá do alto em um dos muitos bares da praia. Peça a sua cerveja gelada e acompanhe o sol mergulhar vagarosamente no mar.

(FOTO: Praia de Uluwatu, Bali / Clarissa Ferreira)

- OLD TOWN, GALLE (SRI LANKA)

Fundada no século XVI pelos portugueses na costa sul do Sri Lanka e posteriormente invadida por holandeses e ingleses, Galle ainda guarda a herança deixada pelos europeus. Designado patrimônio mundial pela UNESCO, seu centro histórico mistura clássicas construções coloniais com as cores e o sabor do oriente. E sendo a bela cidade tropical que é, assistir ao por do sol já virou tradição por lá. No fim do dia, turistas e locais se reúnem ao lado do farol à espera de mais um espetáculo no mar enquanto, ao longe, já se ouve o som das orações nas mesquitas.

(FOTO: Clarissa Ferreira / Galle, Sri Lanka)

- MONTE PHOU SI, LUANG PRABANG (LAOS)

Nao é apenas quando morre no mar que o sol merece aplausos. Em Luang Prabang, outro patrimônio histórico da UNESCO dessa lista, são os rios Mekong e Nam Khan que dão o charme ao lugar e ao crepúsculo. Do alto do Monte Phou Si é possível ver a pequena cidade e a vegetação exuberante a seu redor. A luz baixa do fim do dia e a fumaça que emana dos muitos templos e monastérios budistas transformam a paisagem em uma pintura digna de moldura. Depois das fotos, desça correndo e pegue os últimos raios de sol em algum bar charmoso às margens do rio Nam Khan.

(Procurando mais dicas de viagem? Não deixe de assistir ao Episódio: Laos)

- MARINA BARRAGE, SINGAPURA

Se você está vindo para o sudeste asiático do Brasil, a chance é grande de seu voo fazer escala em Singapura. Tire alguns dias para explorar essa moderna, abafada e multicultural cidade-estado e rume à Marina Barrage, local onde o Rio Singapura outrora encontrava o mar. Hoje, as águas são separadas pela barragem artificial na intenção de controlar enchentes e formar um imenso reservatório de água doce. Como nessa ilha nenhum cantinho é desperdiçado, um belo gramado verde se estende logo acima da construção criando o lugar perfeito para um piquenique no fim do dia. Voltado para os maiores cartões postais do país, como as árvores hightech do Gardens by the Bay e o famoso hotel Marina Bay Sands, o parque é um ótimo ponto para curtir o primeiro por do sol da sua viagem na Ásia.

(FOTO: Marina Barrage, Singapura / Clarissa Ferreira)

(Leia mais sobre Singapura: "Os 10 prédios mais incríveis de Singapura")

Texto original publicado no HuffPost Brasil. Para ler outros textos nossos no portal, acesse.


bottom of page